22 de dezembro de 2010

Solidariedade por David Capibaribe

Solidariedade

s. f.
1. Qualidade do que é solidário.
2. Dependência mútua.
3. Reciprocidade de obrigações e interesses.

E foi exatamente o que eu vi nesse domingo, uma reciprocidade. Onde um não estaria completo sem o outro.
Quem vê de longe, pode não perceber com tanta clareza e certeza de quem sente quando ta dentro. 
Eu vi, ali, em todos os cantos que eu fotografei, não só a beleza de um ambiente bem enfeitado, nem tampouco apenas o doce sabor de um algodão doce.
O que eu vi foi além do que os olhos podem ver. Foi como disse Saint-Exupéry "O essencial é invisivel aos olhos".

A determinação, organização, perseverança, além de carinho, compaixão, maturidade e bem-querência era o que lotava aquele ginásio.
A perseverança de continuar, a deteminação de estar ali em um domingo de manhã nas férias, enquanto seria mais fácil "curtir" o domingo na praia, ou simplesmente como alguns outros deitado na cama de ressaca.
Vi a maturidade dos jovens que se dedicaram a fazer um domingo melhor pra mais de 600 crianças, com carinho, as vezes com o cansaço estampado no corpo mas nem por causa disso se desistiu, com o sorriso brilhando no rosto, e daí o real significado da palavra perseverança, e nessa determinação de cada um, vi voluntários de pulso forte que, mesmo no final do dia, com muita paciência souberam conversar com carinho, e souberam dar limites aos que não conheciam essa palavra. Pra quem não sabe, dar limites é um tipo de bem querer, por tras disso vem o respeito.

Algumas pessoas podem nem perceber o significado de atitudes como essas, ou um simples dia como esse, mas pra uma criança fica, a vida inteira, na memória, ajuda a construir o caráter e reflete nas atitudes do dia-a-dia.
E entre piscina de bolinhas, pula-pula, pipoca, sanduiches, maquiagens e desenhos, haviam pessoas, dedicadas,  que souberam lidar, com alegria, ensinando o respeito, tendo carinho, se dedicando ao sorriso de um criança, tendo paciência, a gente sabe como são as crianças quando estão muito felizes.. afinal de contas já fomos crianças também, e com certeza um dia alguém demonstrou paciência com a gente.

Saí do ginásio esse domingo com várias certezas, existe sempre alguém querendo doar, e alguém precisando receber, seja carinho, compaixão, cuidado, diversão, ou um simples sorriso, é só uma questão de sensibilidade, de enxergar a oportunidade de traduzir em atitudes a frase "eu me importo com você". 
No meio de tanta gente disposta a ajudar, de tantos voluntários presentes só pelo simples fato de cooperar, a certeza maior que eu tive ao sair de lá é que não são diplomas, nem certificados, nem faixas presidenciais que governam um país. São atitudes de pessoas que se importam um com o outro e se unem pra "plantar" um dia feliz, que se dedicam em ajudar sem esperar absolutamente nada em troca, são essas atitudes que decidem verdadeiramante o futuro de uma nação.

- David Capibaribe 


"Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós."


Antoine de Saint-Exupéry

Um comentário:

BAB disse...

Parabéns pelo maravilhoso evento, veja vídeo no site: www.bairroantoniobezerra.com.br

att.: Inácio Rocha